É bem simples, como um Estado dinâmico, capaz de transitar da economia industrial para a pós-industrial (tema controverso já que o setor serviços e tecnologia ainda estão ligados ao setor industrial, mesmo que possa empregar mais e movimentar mais dinheiro já li um punhado de artigos e livros que dizem que este ainda está ligado a produção desumanizada do setor industrial e eu sou crédulo no que leio), ainda se prende à padrões de desenvolvimento da era industrial? Se não fosse assim, os congestionamentos não ocupariam esta posição central na vida e nas conversas dos habitantes da cidade ao mesmo tempo em que a cidade emplaca cada vez mais e mais carros. A poluição combinada com o ar seco trouxe um tom alaranjado a todos os problemas ambientais da cidade e deixou em evidência como esta cidade está se tornando insustentável (se já não for).
Ao contrário da Alemanha onde o governo Schröder conseguiu uma aliança verde-vermelho, os vermelhos brasileiros ainda pensam num desenvolvimento pela via polonesa (se é que existe um desenvolvimento polonês, talvez um russo). Não existe a preocupação ambiental, e isso se vê quando as alavancas para estancar a crise passam por alternativas totalmente não-ambientais como a diminuição do imposto sobre automóveis e o aumento do crédito que propiciam a compra bem como o estímulo a um estilo de vida totalmente não-sustentável como símbolo de mobilidade social, quando deveríamos promover tanto aos ingressantes da famigerada nova classe média, como os já pertencentes a ela um estilo de vida sustentável.
Soma-se a isso a sucessivas investidas do governo contra os órgãos ambientais, que graças a Constituição de 88 prezam pelos interesses difusos e coletivos e que por isso trabalham com mais variáveis que a única variável do governo, a eleitoral. Não se pode esquecer também a alteração do Código Florestal, criado no governo Castello Branco, representava o estilo daquela época, modificado no governo Collor, trouxe avanços na proteção ambiental, destruído no governo Lula, mostra como o governo enxerga esta questão.
O governo de São Paulo teve uma visão distinta, conseguiu produzir à política estadual de combate as mudanças climáticas, além de manter-se fiel a Lei Trípoli, que por mais controversa que fosse, permite a participação da sociedade nas decisões do meio ambiente, bem como a preservação dos interesses difusos e coletivos. Sendo eleitoreiro ou não, o grande investimento nos transportes de massa também representa um avanço, mesmo que o mesmo nível de investimento tenha sido feito para os transportes individuais.
Uma vitória do Mercadante representa uma piora da questão ambiental, afinal seu discurso está ligado ao pedágio, enquanto o de Alckmin, uma continuidade da atual gestão. Votar em Fábio Feldman significa avançar numa idéia de desenvolvimento sustentável, que passa pela transformação do modus vivendi da sociedade bem como um incentivo a economia criativa (eu realmente adorei este conceito). É necessário mostrar a força de uma idéia, e esse é o voto do 1º turno, o 2º turno, se houver, se decidirá ao seu tempo.
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