segunda-feira, setembro 17, 2007

Eu sou moreno (mas às vezes posso ser do B)


Morenice


Hoje surgiu no meu vocabulário um adjetivo (ou um adjunto adverbial, se quisermos olhar de uma maneira sintática...rs) que mudará para sempre minha percepção de mundo. O adjetivo, ou o que é que ele seja, já existia, mas hoje ele tomou um outro significado.

Ainda contagiado com o Rio de Janeiro, cada vez que via um CIEP lembrava do tal do socialismo-moreno (não sei se a reforma já tirou ou vai tirar este hífen, nem sei se ele existiu algum dia, no entanto me senti incomodado sem ele). Ao ver o sambódromo a lembrança foi maior ainda. Tentando aplacar o tédio de ver a mesma planilha por três semanas consecutivas, comecei a procurar textos sobre o tal socialismo-moreno e quase caí para trás em perceber minha morenice.

Eu nunca fui lá muito dogmático, e se a tentativa de dar uma cor nacional ao movimento socialista deu ao socialismo este adjetivo, roubo-o e o assumo! Sou moreno! Sou moreno em tantas áreas, que além da minha afrodescendência já comprovada pelo quelóide e algumas manchas na gengiva, posso adotar o moreno na religião, na política, na minha visão de trabalho, em muitas posturas que tomo.

A morenice (substantivei o moreno!) para mim passa a ser o oposto de do B, do B é o radicalismo, o dogmatismo que sufoca a morenice. As pessoas passeam entre a morenice e o do Beísmo.

A partir disto posso tomar algumas posições interessantes, em assuntos que havia me excluído por não ter enxergado uma veia morena.

Catolicismo-moreno

Realmente, eu sou um católico moreno (para comparação, o Papa Bento XVI é um católico do B). Nasci católico, toda minha ética é católica, ando um pouco desmistificado, mas acho que ainda estou muito mais católico que ateu. Esse catolicismo-moreno poderia me trazer de volta para o catolicismo, procurando vias menos dogmáticas de se viver o evangelho (“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” Rom 12:2). E aí esse catolicismo que deu ao mundo o individualismo, mas também toda uma gama de culpas e sentimentos bons, poderia se modernizar, se enraizar, e aceitar coisas não tão dogmáticas como essa repulsa ao sexo toda que causa pedofilia, segredos e outras cositas mais.

Workaholic-moreno

Talvez pelo grau de catolicismo-moreno, que cria todos esses antagonismos em relação ao trabalho (“aquele que não trabalha não merece comer” x “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino do céu). Vivo dilemas homéricos no meu trabalho. Ao mesmo tempo que me jogo nele, ele me causa sofrimento e repulsa.

Tirando a religião deste tema. Olho para os lados e vejo preguiçosos e pessoas workaholics do B, eu realmente sou os dois, sou moreno. Tenho a sensação que preciso construir uma nova visão do trabalho, menos traumática, menos dogmática, e essa visão terá que sair pela morenice. Não pode haver extremos para uma pessoa que não é extrema!

Mas também posso ser do B

Ok, morenice é interessante, mas em certos casos devemos ser radicais, e esse radicalismo nos afasta de certas considerações. Em alguns momentos ser do B significa se posicionar.

Social-democrata do B

Sou social-democrata, essa coisa reformista que aceita o capitalismo e tenta equilibrar os dois opostos capital e trabalho. Aceito o capital como mola propulsora e aceito o trabalho como socialização, fonte de realização de desejos. Aceito ambos. Defendo ambos. Sou contra a total liberalização, e sou contra a total estatização! Sou contra a não termos nenhuma regra trabalhista, mas sou totalmente contra o tal do estado-orgânico, corporativista, fascista. E sou a favor desta democracia burguesa, de parlamentos que absolvem senadores encrencados e que vai as urnas de tempos em tempos.

Defensor dos direitos humanos do B

Nem preciso me alongar nisso, acho estranho alguém que não seja defensor dos direitos humanos do B. Coloco aí não só integridade da pessoa, como também garantir suas liberdades de culto, de corpo, de opção sexual.

Fiquei muito curioso em ler mais coisas sobre o tal socialismo moreno. Embora seja um social-democrata, e o socialismo-moreno seja socialista democrático, achei ótima a idéia, deve ter sido linda a eleição do Brizola em 82!

Um comentário:

Homem, Homossexual e Pai disse...

Na realidade...peloque vc diz..tudo são circunstâncias morenas do B!
risos


abraços