segunda-feira, setembro 24, 2007

Perla


La paraguaya!

Eu acho que a Perla é uma injustiçada. Foi uma mulher a frente do seu tempo. Quando ninguém falava de globalização, ela se globalizou. Ela impulsionou a união do cone sul, unido o Paraguai a nós. Cantou Peninha 20 anos antes do Caetano. Cantou para as pobres criancinhas indígenas deficientes muito antes do Manoel Carlos escrever uma novela politicamente correta. Protestou contra o bloqueio americano a Cuba encima de seus patins, pelo direito de bailar la salsa. Lançou tendências, fez World Music, antecipou duas décadas essa tendência ao cabelo liso. A escova japonesa deveria chamar escova paraguaia.

Abaixo, musiquinhas de Perla, numa seleção que vai desde o Pop a música tradicional paraguaia, desde uma toada hippie até um romance mais escancarado!

Estrada do Sol

Tem um refrão fantástico. As batidinhas são perfeitas para uma road trip. Perla sem medo de amar, de assumir seus sentimentos. O mais engraçado que embora ela esteja morrendo de amor, a música é de um otimismo só!

Nuvem Passageira

Perla canta a efemeridade da vida. Pode parecer que eu estou tirando um sarro, mas no fundo eu acho bem interessante o que ela fala. Claro, é brega, com as reduções e os clichês, mas ... (eu sou brega...rs)

Malagueña

Música tradicional. Embora esteja falando de uma região da Espanha, até consigo imaginar paraguaias, harpas e o Rio Paraguai. O mais interessante que até o Pavarotti cantou, mas a Perla cantou antes!

Ah, conheci essa música num programa do Ratinho...rs, o Marquito estava vestido de prenda, e cantava sem dentadura, na hora do refrão (Malaaaagueeeeeeeeeeee (....) eeeeña, la salerosa) ele colocava o microfone inteiro na boca! Eu não consigo lembrar um dia que eu dei tanta risada. Só por esse número ele deveria ganhar uma bolsa-família eterna. Desde que eu descobri o youtube eu procuro esse quadro.

Cuba (quiero bailar la salsa)

Infelizmente não tem no link que eu envio. Essa música me lembra o trajeto Angra-Rio. Essa música tem que ser ouvida imaginando a perla sobre patins!

Não quis pôr nenhuma do ABBA, mas destas, a que eu mais gosto é o Jogo já acabou (The winners takes it all)

http://app.radio.musica.uol.com.br/radiouol/linklista.php?nomeplaylist=006326-5%3c@%3eGrandes_Sucessos&opcao=umcd

3 comentários:

Fê Guimarães disse...

Você se esqueceu das clássicas "Chiquitita" e "Fernando"...rs!!!

Anônimo disse...

"Cantou para as pobres criancinhas indígenas deficientes muito antes do Manoel Carlos escrever uma novela politicamente correta..." Que maldade, rsrsrs!!!

Fê Guimarães disse...

Não atualiza mais este blog não, rapaz?