sexta-feira, abril 25, 2008

Falsa Loura


O Filme

Pela sinopse do filme não imaginei que teria tamanho impacto. Acabei entrando no cinema mais pelo horário favorável e pela lembrança de “Garotas do ABC”. A idéia da personagem principal ser uma operária também foi determinante. Passei minha manhã em Mauá andando de trem.

Como é fantástico que um diretor sintetize de uma maneira bastante realista muitas idéias que tenho. Machismo e homofobia são frutos da luta de classe e o sexo acaba sendo o campo de batalha, tanto das classes como das suas diferenciações. Se em “Garotas do ABC” essa relação com o sexo era primordial, em “Falsa Loira” entra em cena a cultura, que também é campo de batalha da luta de classe.

Com o que eu falei acima pode parecer que o filme seja de uma chatice tremenda, mas não é. Com grandes metáforas e um tema muito realista, quase descritivo, o diretor mostra na tela todas as minhas grandes questões marxistas.

Pode parecer um chavão absurdo, mas em ambos filmes encontrei personagens que fizeram parte da minha infância no Parque Eloy Chaves e da minha vida operária na Cebrace. Talvez algumas cenas possam parecer exageradas, mas não deixam de ser verossímeis. Conheci Silmaras, Micheles e todos os outros personagens!


Rosane Mulholland


Fiquei surpreso com a atriz. Sempre achei que era uma atriz de Malhação, mas me pareceu tão bem no papel. Tenho receio em classificar atores. Não sei nada sobre a técnica de representação, o que me deixa somente com a possibilidade de avaliá-los pela realidade (ou o efeito contrário quando desejado) que passam. Adorei vê-la no filme, parece que foi feito para ela.


Carlos Reichenbach


Minha meta é ver mais filmes deste cara, depois de Garotas do ABC e Falsa Loura, acho que merece que eu o veja mais...

Um comentário:

Pierrot disse...

ahhhhh...eu trabalhei nesse filme, sabia???? mas deixa eu falar uma coisa sobre atuação...vc ainda não conheceu o poder da edição tb...ajuda horrores....kkkkkk