quinta-feira, dezembro 11, 2008

A forma e o conteúdo


O Jornal Nacional acabou de mostrar uma reportagem sobre o julgamento no Supremo da demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol. Muito bem, foram 8 votos a favor, um pedido de vista do ministro Marco Aurélio de Mello e uma votação favorável com 18 condições do ministro Direito.

A reportagem foi até Roraima e mostrou lindos campos de arroz dentro da reserva, alguns campos a um mês da colheita (o lindo não carrega ironia, o arrozal é uma das plantações mais bonitas que eu já, só perde para a plantação de girassol) e mostrava o medo de não se poder colhê-lo. Mostrou depoimentos de indígenas que hoje trabalham nos arrozais, citou o número de empregos que podem deixar de existir com a medida.

Ao fim, mostrou um índio com um boné hediondo e com um sotaque ignóbil dizendo que as condições impostas pelo ministro Direito não estavam bem e que os índios iriam discuti-las, e o repórter insinuou que os índios podiam se rebelar.

Enfim, uma reportagem totalmente neutra (agora sim estou sendo irônico). Não falou que os arrozais são ilegais, não falou sobre a importância da demarcação contínua, se concentrou em tudo que tinha de negativo na proposta, e não foi capaz de citar nada a favor da demarcação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, ainda nao abandonei teu blog, veja vc. Mesmo vc nao me respondendo, mas ok, ok... rs
Entao, fiquei pensando com meus botões invisíveis: esse cara tem mais cara de jornalista do q eu, q sou; ao menos no diploma diz.. rsrs Vc nunca pensou em abandonar seus esquadros e estudar JO, nao?? Ou algo ligado a comunicação e sociedade, maybe sociais... sei lá... Tá sempre ligado em td q acontece e eu, mtas vezes, preocupada com novela e Caras!
Bom, imprensa marrom, aqui vou eu! hahaha
Bjs