quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Discussões no Congresso

É emocionante acompanhar como a difusa oposição argentina está se empenhando em acabar com a maioria automática que Cristina Kirchner estava acostumada. Mesmo dividida em um amplo leque ideológico; socialistas, radicais, partidários de Macri, de Carrió, de Cobos, liberais, peronistas dissidentes, leais à Menem, à Reutemann ou à Duhalde; mais diferentes entre si que entre cada um e o peronismo-K, aproveitaram a derrota eleitoral dos Kirchner e selaram um acordo entre si, impedindo que os K tivessem maioria em nenhuma comissão em nenhuma das duas casas do Congresso.

Não é obstrução. A presidência das comissões de gestão, como constituição ou orçamento, serão dos K; as de fiscalização, serão da oposição, como convém a todo regime democrático. O que se está impedindo não é o governo Cristina Kirchner e sim que matérias cheguem ao plenário sem discussão nas comissões.

Numa situação normal, qualquer matéria que chega em plenário já teria alcançado o consenso possível. No entanto, o estilo K de governar não é o da busca de consensos e sim o do confronto e da intimidação. Foi exatamente esta forma de governar que conseguiu unir a oposição.

A oposição não marchará junta em 2011 na sucessão de Cristina, já afirmaram isso e já se sabe quem serão os candidatos. No entanto, para garantir o espaço democrático se uniram e agora o governo terá que negociar com o Congresso.
Acho interessante quando o Parlamento ocupa o noticiário de política. Obama é um presidente carismático e personalista e mesmo assim as discussões no Congresso pautam a agenda política norte-americana. Acredito que a Argentina seguirá o mesmo caminho.

Oxalá a renovação do Congresso brasileiro em outubro traga a discussão para cá. Você já reparou que das bandeiras que Lula mais gosta de ostentar, nenhuma é lei do Congresso? São todos atos do executivo ou decretos.

Nenhum comentário: