segunda-feira, novembro 26, 2007

Um bom ano


Acho incrível como certas músicas, certos filmes, certos livros entram na nossa vida no momento certo. As vezes, passado esse momento, olhando-os novamente percebemos que o impacto foi devido principalmente a circunstâncias internas do que ao filme, ao livro, à música. A maior prova disso talvez seja Os Sonhadores, que quando vi causou um turbilhão tão grande que me fez remoer o filme por meses, e que quando o assisti novamente percebi que fui eu que fiz o filme melhor. Piazzolla, Bizarre Love Triangle, This side of Paradise, As Horas e Blur tiveram sorte melhor, a segunda leitura, ou ouvida (que termo feio) provocou novas e melhores sensações.

Se a arte nos ajuda a enfrentar nossos medos (adoro clichês psicanalistas, embora Marcuse destruiu um pouquinho a minha ilusão de clássicos), acho que Um Ano Bom deu a calma necessária após o adiamento do projeto e a perspectiva de uma boa semana de férias entre Natal e Ano Novo. Realmente não estava num dia bom: pouco produtivo, preguiçoso, irritadiço. Por sorte tomei a decisão de buscar um filme na locadora.

Gosto de filmes bonitos. E como o filme é bonito! Imagens bonitas, calor empoeirado, contraste entre a cidade e o campo. Felicidades simples, individuais e individualizadas (como uma felicidade burguesa). Que vontade de beber vinho! De abrir uma garrafa de vinho, de olhar pela janela, de sentar numa cadeira, que vontade de terminar de ler meu Grande Gatsby. Acho que me lembrei da necessidade de férias, de objetivos.

A trilha sonora é perfeita, achei um filme tão bem cuidado, tão bem feito, sem pirotecnias, um filme bom, simples. Nem todas as coisas boas precisam ser rebuscadas. Imediatamente lembrei-me de A cidade e as serras. As simplificações que são feitas tanto da cidade como do campo é que permitem esse confronto todo, as simplificações talvez tenham o efeito do tipo-ideal, realçam, reforçam a característica.

Adorei o filme, embora seja um filme do ano passado, foi um dos melhores filmes que vi este ano.


Um comentário:

Mauricio disse...

Eu não gravei pra você a trailha sonora desse filme? Com as músicas do Makali?