quarta-feira, junho 11, 2008

Quem sai aos seus não degenera

“Regressar é reunir dois lados”

“Pero el viajero que huye
Tarde o temprano detiene su andar”

Depois de passar por quase todas as engenharias envolvidas no processo ferroviário, a engenharia eletrônica na sinalização, a engenharia elétrica na rede aérea, a engenharia conceitual no planejamento estratégico, de operações e na gestão de contratos, enfim, chegamos a engenharia civil, engenharia de via permanente, engenharia de instalações necessárias para que o trem se movimente com conforto, segurança e economia. Confesso que esperei muito por esse dia, rever meus pares, muitas vezes renegados em minhas escolhas, mas visitar a engenharia civil seria como uma volta para casa.

E foi. Na verdade com mais detalhes engraçados do que imaginei a princípio. Depois de tantas interpéries, menas, pobrema, metáforas futebolísticas, mim fazendo, mim acontecendo, pra mim olhar, pra mim ficar, me senti de volta a faculdade. Foi um festival de celulares tocando, cada um com seu toque diferente, mambos, tangos, música eletrônica. Parecia que via um pouco de todos os meus professores em todos os engenheiros.

A princípio o parágrafo acima pode parecer uma crítica, não é; não é também um elogio, é uma constatação. As classes tendem a se diferenciar e talvez a minha classe se diferencie por esses rasgos de personalidade, essa urgência de comunicar-se sem atentar ao método. Nós engenheiros podemos nos comunicar com todos, com os peões e com os gerentes, de uma maneira muito peculiar. Erramos no português e falamos de História, de Física, de Matemática e ainda pensamos economicamente. Sem contar que nos demos a liberdade de opinar, e opinamos em tudo! Política, economia, tamanho do Estado. Perto de tudo isso, geometria de via, construção de lastros, bueiros e métodos construtivos parece ser o que fazemos quando não estamos opinando. Estava precisando resgatar meu lado engenheiro!

Como estava na dúvida sobre o que significava degenerar, consultei um dicionário. Não sei se saí a eles, ou se degenerei, mas lembrei do ditado, e achei bem simbólico de tudo isso.

Houaiss – Degenerar (vi): 1. Perder ou ter alteradas (o ser vivo) as características da sua espécie; abastardar-se. 2. mudar para um estado qualitativamente inferior; declinar, estragar(-se). 3. Mudar para pior, transformar-se piorando (vti). 4. ocasionar ou adquirir maus hábitos ou práticas; corromper-se (vti). 5. provocar deturpação ou alteração; deturpação (vtd).

Um comentário:

Priscila disse...

(Até que enfim criei vergonha na cara para postar aqui ... rs)
Mas é só para dizer que lendo esse post, eu me lembrei das vezes que vc me contava os "causos" dos seus profs. da unicamp e a gente rolava de rir !
Welcome back! Para a vida de eng. :-)