terça-feira, agosto 26, 2008

A petebização de Alckmin

A afirmação acima eu li numa coluna da Folha cujo autor eu não me lembro. Não deixa de ser a mais pura verdade. A campanha do ex-governador é de um mau gosto tremendo. É escura, desanimada.

Os candidatos a vereadores do PSDB se recusam a falar o famoso “com Alckmin prefeito” no final das suas inserções. Para passar ao eleitor/telespectador a imagem que estão unidos, corta-se a cena e uma voz absurda diz que eles estão com Alckmin, o que ninguém acredita. Em compensação, os vereadores do PTB e demais nanicos com Alckmin, atacam a administração Kassab e falam a famigerada frase a todo instante. O que não deixa de ter uma certa comicidade pensar no Sérgio Mallandro pedindo voto para o bom moço. Ou o Ovelha, ou um Jogral que o partido do Eymael organiza três vezes por semana.

A campanha caminha por uma caretice grandiosa. Erraram a mão na imagem de bom moço, ou talvez ele não seja tão bom moço, e sim um grande carola. A sensação que se tem é que ou se escolhe Alckmin ou vamos direto ao Inferno. Realmente, acendeu em mim uma luz amarela sobre esta campanha. Esse exagero na caretice, essa opção pelo lúgubre, pela tragédia anunciada, só traz a idéia que a eleição do Alckmin é um retrocesso para a cidade. Afinal, uma metrópole, não pode ser administrada com o espírito de Pindamonhangaba.

Bem, fosse eu o governador José Serra, desembarcaria ainda mais da campanha Alckmin e embarcaria na campanha Kassab de vez. Perder com Kassab é melhor que ganhar com Alckmin (embora essa hipótese seja hoje improvável). É uma forma do governador manter seu programa de governo de quando foi eleito prefeito. Pode parecer um absurdo, mas, hoje, os democratas são muito mais progressistas do que o entourage de Alckmin.

Sem contar que a campanha do Kassab é contagiante. É totalmente o oposto da do Alckmin. É clara, tem musiquinha, não é carola, e talvez com mais ajuda do Serra tenha até potencial. E se o PSDB expulsar Serra?? Bem, duvido que façam isso, mas que façam! Talvez até fosse melhor para o Serra deixar o PSDB se afundar na carolice do Alckmin. Embora eu realmente ache que o lugar do Alckmin é no PTB mesmo.

Nenhum comentário: