domingo, agosto 10, 2008

Claudia (ou Marina?)

Pode ser que a meia idade tenha chegado para mim antes do tempo, mas não tenho como não admitir que a grande diversão deste fim de semana, quem me deu foi a revista Cláudia. Sempre tive uma quedinha pela revista. Adorava ir a dentistas e cabeleireiros onde a encontrava. Por sorte do destino, minha mãe assinou a dita cuja e agora quando vou para Jundiaí eu a leio! Tenho que lembrar que somente um certo tempo de amadurecimento me permitiu dizer isso em público.

Tenho trabalhado ultimamente com algumas mulheres tão machistas, tão retrógradas, que para mim é até uma surpresa ver uma manifestação de feminismo em algum lugar, e aí entra a Revista Cláudia. Lógico, que a revista representa um certo tipo de mulher que provavelmente não anda de trem, que tem faxineira, que tem um certo dinheiro, mas que também têm um certo orgulho de ser mulher, que têm sonhos, que convive com famílias modernas, que passam por conflitos na criação de seus filhos. Acho que o grande mérito da revista é mostrar o conflito entre a realização dos sonhos de uma mulher, sem perder sua feminilidade.

Para algumas feministas as tais páginas de sexo e de moda e de decoração que fizeram a revista famosa, o jeito com que esses assuntos são tratados pode parecer machismo. Mas será que uma mulher moderna, além do trabalho, não continua se preocupando com moda e sexo? Aí aparece para mim o desafio interessante, como ser mulher num mundo de trabalho totalmente masculino? Bem, tanto na Cebrace como na CPTM, tirando raras exceções, ou as mulheres se tornavam totalmente masculinizadas para enfrentar esse mundo, ou se portavam como mulheres-vítimas, utilizando-se de charminho e dengo para enfrentar o mundo dos homens, se colocando num papel machista horrendo, trazendo nelas mesmas todos os preconceitos da sociedade contra as mulheres. Que mulheres retrógradas! (vide a estagiária de secretária da CPTM que mereceria não só um post a parte, como também um estudo de caso de um psicanalista, ou de uma feminista tal como Camille Paglia)

Neste ponto a Revista Cláudia é uma prova, um pouco meio idealizada, de uma mulher que nos 80 tomou para si uma vanguarda, mas que anda meio sumida nestes 00, pelo menos nos meus círculos de amizades. Danusa Leão escreve textos hipermodernos, muito sensíveis, de alguém que soube ser feminista e feminina. Além disso, a psicanálise ainda é muito presente naquela revista. Que, talvez mais simplificada do que era nos 80, ainda assim mostra um jeito diferente de abordagem que nenhuma outra revista tem.

Por mim, todos deveriam ler uma revista bem acabada assim. Homens, para entender as mulheres e perceberem os restos do machismo ancestral que ainda persiste; mulheres, para se livrar das armadilhas deste machismo que ainda cobre como um véu que ilude as relações.

Bem, vou terminar com uma música da Marina, que é o símbolo de tudo isso que eu falei!

Pra Começar
(Marina/Antônio Cícero)


Pra começar

Quem vai colar

Os tais caquinhos

Do velho mundo


Pátrias, Famílias, Religiões...

E preconceitos

Quebrou não tem mais jeito


Agora descubra de verdade

O que você ama...

Que tudo pode ser seu


Se tudo caiu

Que tudo caia

Pois tudo raia

E o mundo pode ser seu


Pra terminar

Quem vai colar

Os tais caquinhos

Do velho mundo


Pátrias, Famílias, Religiões...

E preconceitos

Quebrou não tem mais jeito


Agora descubra de verdade

O que você ama...

Que tudo pode ser seu


Se tudo caiu

Que tudo caia

Pois tudo raia

E o mundo pode ser seu!

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal um homem assumir q gosta de ler uma revista feminina! Pode parecer uma bobagem, mas vira e mexe, tenho curiosidade de ler alguma entrevista da Playboy ou mesmo ver as fotos (fazemos uma comparação absurda entre nós e nossas semelhantes!), mas morro de vergonha de comprá-la... Só de imaginar a cara do jornaleiro... desisto e mato em mim a curiosidade...
Triste, né? mas quem sabe um dia eu nao evoluo?
Bjos,