domingo, novembro 30, 2008

Decisão!

Em trânsito

É muito fácil andar em São Paulo. Tinha um objetivo e dois cartões. Precisava ir até a Paulista comprar um presente e levá-lo na casa de uma amiga em Perdizes e tinha a minha disposição um cartão fidelidade da STM e um cartão do bilhete único. Como não sou um usuário freqüente de ônibus entrei no metrô São Joaquim e quando fui passar o cartão tive uma dúvida cruel, usaria qual cartão?

O itinerário então teve que ser feito na minha cabeça para que pudesse fazer a escolha mais racional, entrei no metrô com o bilhete único e quando sentei no trem me convenci de que fizera a escolha correta. Afinal, depois de almoçar e comprar o presente na Avenida Paulista teria que pegar um ônibus até Perdizes, teria três horas de intervalo para pegar esse ônibus.

Assim foi feito, quando entrei no ônibus e vi que só haviam descontado R$ 1,25 fiquei com uma sensação de pessoa sábia (pessoa que nunca usa o ônibus!), de que havia feito a escolha correta. Tive alguma dificuldade para descobrir o ônibus, assim que o achei, embarquei e fui visitar Luísa.

Quando fui embora, surgiu novamente a dúvida, afinal, deveria escolher um caminho que fosse mais barato, e pensando bem seria ônibus, trocaria de ônibus indefinidamente até chegar perto de casa. No entanto, tinha uma carta na manga: como trabalho na CPTM, poderia entrar nas estações de trem metropolitano sem pagar, aí foi fácil a escolha, pegaria um ônibus até a Barra Funda e de lá, entraria pelo trem metropolitano e depois usaria a transferência gratuita da STM. Peguei o ônibus e para minha surpresa, por ser feriado ainda estava valendo meu bilhete único, cheguei na Barra Funda e entrei sem pagar pela CPTM transferindo gratuitamente para o metrô e chegando no metrô São Joaquim gastando apenas R$ 3,65. Poderia ter sido somente R$ 2,30 se tivesse utilizado o sistema de ônibus. Se tivesse utilizado o cartão fidelidade na entrada do metrô teria custado R$ 4,60 e se não fosse funcionário da CPTM e quisesse voltar para a casa de metrô a ida e a volta poderia ter custado R$ 7,00!

Em algum lugar do céu Adam Smith deve ter rido da minha preocupação com a escolha dos cartões!

4 comentários:

Anônimo disse...

Pensei q eu era a única doida q fazia essas contas. Só q em geral, eu calculo errado! rs
.
E pior: qdo passam reles 3 minutos (por causa do busão q nao chega!) das 3h da integração e te cobram a passagem inteira não dói o coração? Digo, dói o bolso! haha
.
(daí vem a lembrança de minha mãe dizendo: vc trabalha pra q? pára de perder tempo pensando em centavos! - E isso me reconforta até certo pto)

Anônimo disse...

Ah, tem + 1 variável: aos dom e feriados, pode-se usar o bilhete BLA, cuja passagem de metrô sai a R$ 2. Logo, se fez essa viagem num feriado, teria te custado, de metrô, R$ 4 e nao 4,60... Com o excedente, poderia ter comprado uns chicletes ou um copo d´água!

Renato disse...

Oi Thaís!

Risos... na verdade eu achei mais engraçado é que depois de tudo isso eu estava me sentido o cara por ter feito o caminho mais barato... mal sabia eu que existem formas mais baratas, e que pela OD, não sou eu que faço, mas 19 milhões que fazem isso diariamente...

Bem, quando a gente fizer 65 aí não precisaremos mais nem pensar nisso! haha

Anônimo disse...

hmm.. OD?! (conheço sigla parecida, mas nao tem nada a ver com transporte coletivo... kkk, e mta gente, digo, mulher, deve usar, só não sei se chega a 19 milhoes!...)
.
bom, então haja contas a se fazer, heim? To achando q minha mãe tem razão! rs