sábado, maio 15, 2010

Ainda assim o transporte público vale a pena

É incrível como existe um condicionamento das pessoas sobre a necessidade de carro. Por mais que eu tenha vindo trabalhar no fim do mundo, racionalmente, é inviável pensar em fazer isso de carro. Não só no aspecto econômico, mas até na questão do tempo.

Economicamente, se eu precisar, num dia de chuva ou de pressa, pegar um táxi, esse valor não chegará ao preço mensalizado do IPVA, do seguro e do estacionamento. Trabalhando no fim do mundo, eu gasto com transporte menos que os 6% de renda que é o limite do vale transporte, isso considerando os deslocamentos que não estão ligados ao trabalho. Acho inadmissível, pelo menos no meu orçamento, gastar 12% da minha renda líquida em transporte, como gastam o segundo e o terceiro tercil de renda da região metropolitana (segundo o DIEESE) para manterem seus carros.

Agora o que me impressiona é a questão do tempo. Quando eu comecei a trabalhar aqui, achava um absurdo tremendo perder uma hora e meia de viagem do centro até aqui. No entanto, conversando com as pessoas que trabalham aqui, às vezes, para deslocamentos mais curtos, as pessoas gastam a mesma quantidade de tempo. Ouço relatos de gente que demora meia hora para atravessar a ponte João Dias! Lanço um desafio, quem consegue fazer, às 7 horas da noite, o trajeto Estação Giovanni Gronchi - Estação Santa Cecília em 1 hora e meia? Pois eu, em média, faço!


Uma das coisas que achava besteira quando trabalhava na CPTM era o fator de impedância do transbordo. Hoje, poria um valor enorme nesta impedância. Realmente, eu fujo de qualquer transferência de meios de transporte, isso cansa, é irritante, mesmo sendo transferências livres como entre a CPTM e o Metrô, ou entre os ônibus.


Logicamente surgirá um questionamento sobre o conforto e a individualidade. Pois bem, eu sou o contrafluxo! Sento em Osasco (operação embarque sentado) e levanto na Estação Giovanni Gronchi. Com os fones de ouvido, é possível ler, dormir ou escutar música.

O resultado é: não importa onde você trabalha, morando no Centro, você está bem e usufrui de transporte público confortável e barato. Basta morar no Centro! Claro que se houvesse a mesma capilaridade de vias, corredores ou outros sistemas, novos lugares seriam tão bons como o centro, assim, a própria descentralização da produção seria acompanhada de uma descentralização de lugares bons para morar, mas aí teríamos o risco de vivermos em Los Angeles. Então, fortaleçamos os centros, isso é o que eu desejo para esta cidade.

Nenhum comentário: