terça-feira, outubro 09, 2007

E no meio da bagunça encontrei Calamaro


Acordei semana passada com Media Verónica na cabeça, perdi hora procurando uma coletânea de Andrés Calamaro, acabei achando a coletânea, um show, um álbum e estou escutando isso já faz duas semanas (com uma breve pausa no fim de semana)

Quando estava na Argentina e escutava alguma coisa interessante, tentava criar um paralelo com alguém do Brasil para traçar exemplificar o que estava escutando. Não sei se consigo fazer esse paralelo com Calamaro. Ele é Pop com certeza. Tem uma modernidade a la Skank algumas vezes, tem um certo quê de Arnaldo Antunes. Talvez ele não se considere um pop afinal é colocado no rol dos cantantes de rock argentino. Enfim, tem frases ótimas, tem músicas que tocam muito nas rádios, e é um argentino típico.

O que me prende às suas músicas é realmente esta desconstrução toda que ele se impõe. Não estou falando nada de música, de conceitos, e sim da situações que suas músicas retratam. Os romances são reais, não românticos, mas as reações são fantásticas; as fugas, incríveis; e nesse universo entra o bar (Salud, Copa Rota, Milonga del Marinero), metáforas ótimas sobre relacionamentos (Paloma, Flaca, Negrita). Em algumas músicas o passado volta, seja recordação (Por no olvidar), seja fisicamente (Negrita).

Temos todos os elementos para ser um cantor que beira o brega, o Jota Quest (que eu odeio) já tratou de todos estes temas e ainda consegue vender Fanta, no entanto Calamaro tem um humor raro. Lança pérolas, se mostra com humor, um humor até negro. E o melhor: não consigo me lembrar de uma música que ele não acabe entrando em um processo de auto-análise. Com certeza o cara deve ser um pouco egoísta, afinal, mesmo nas canções que falam de outras pessoas, o narrador toma espaço e se põe de maneira surpreendente.

Esses processos de auto-análise podem ser depressivos (Media Verónica), mas também de uma tranformação engraçadíssima (El Salmón). O legal é que ele tira sarro nos nossos problemas pequeno-burgueses sendo um típico. Suas canções são cosmopolitas como Buenos Aires, e embora seja um porteño padrão, nunca ouvi na sua música qualquer referência ao Rio da Prata, nem tampouco o fato da cidade estar no Rio (balelinha presente em todo mundo), pelo contrário, fala muito de mar!

Um outro fato interessantíssimo é que ele migrou para a Espanha no começo dos 90 e fundou lá uma banda, Los Rodríguez que fez muito sucesso, e depois voltou pra Argentina. Enfim, se aquela história do homem que refaz por si só todo o caminho da sua civilização for verdade, ele está refazendo por si só a história do povo dele (ok, todo turista tende a generalizar, sendo assim, fui a Buenos Aires e só vi Andrés Calamaros por lá!)

Estou numa fase tão cosmopolita, moderna, ao mesmo tempo, sem o “tudo que é sólido se desmancha no ar”. Uma fase consistente, enfim, foi ótimo encontrar Calamaro neste período. Claro que tudo isso não tem nada a ver com São José dos Campos nem com SAP. São Paulo hoje já está melhor que Buenos Aires, pelo menos para mim!

Algumas músicas:


Flaca
Media Verónica
Negrita
Donde Manda, Marinero
Mucho Mejor
Paloma
Mi enfermedad
Por no olvidar
Te quiero igual
Salud


El Salmón





Flaca


Nenhum comentário: