domingo, julho 15, 2007

Eu e o Romantismo


Mostras de um Renato Romântico e não tão romântico.


Acho que sempre quis ser identificado numa tribo. Talvez o fato de me reinventar muitas vezes, rompendo alguns destinos já bem traçados dos meus grupos anteriores, fez com que eu idealizasse as pessoas que se intitulavam punks, esportistas, comunistas, esquerdistas, hippies, diretoria e outros.

O mais próximo de um adjetivo que pudesse me completar talvez seja Romântico. Um Romântico até não muito romântico, mas ainda sim um Romântico. Numa viagem da Luísa ela achou essa definição e sempre que eu vejo grupos em ação, lembro-me dela.

Claro que as definições são limitadoras e que um indivíduo não é assim tão limitado como a própria definição. Mas existem categorias que acabam se encaixando tanto nos pensamentos e palavras, atos e omissões. Moderno, Romântico, não que não possa ser alguma coisa disso tudo, mas que talvez reaja de uma maneira muito mais Romântica.

Estou falando aqui daquele Romantismo da valorização do sentimento, das emoções, da interpretação subjetiva da realidade, que quando a realidade não o segue na sua interpretação subjetiva foge. E aí ele foge para uma sociedade ideal, para um mundo distante, para infância, para o amor ideal (graças a Deus eu fujo da fuga pela morte!).

Como não chamar Romântico alguém que foi a Buenos Aires e encontrou nesta cidade a mesma cidade que Gardel cantava? Ou que escuta Amália Rodrigues quando decide sofrer?

Acredito que o Serra é o nosso De Gaulle. Imagino o tipo-ideal de mulher brasileira como a Marina. Acho que o parlamento é formado por grandes políticos como o Gabeira, a Erundina, que ficam em segundo plano por poucos picaretas. Defendo o aborto como quem defende a modernidade. Vejo o mundo com olhos de Aurélia, e em sociedade tento ser Fernando Seixas. Quando perco o ônibus lembro de Cinco Minutos. Acredito até em social democracia como maior conquista de uma bourgeoise da qual me imagino filho e da qual não me sinto parte.

Neste cenário, como não tomar um drink em São Paulo com Maurice para esquecer destas contradições? Como não ir a Campinas para comemorar um aniversário com o Hugo? Como não conversar sobre cidades com o James? Oras. É fuga, é Romântica e me é comum!

Até na crítica eu me sinto representado. Luísa, Madame Bovary, Conselheiro Acácio, Carlos Eduardo da Maia. Todos eles me representam tão bem como Lucíola, Eurico, Eugênio, Simão Botelho.

Oxalá essa história de o indivíduo refazer por si só todos os passos da sua civilização seja verdadeiro e que eu chegue ainda antes dos 30 no Realismo, de maneira e me manter um pouco mais sereno e não odiar tanto a segunda-feira por lembrar que tenho que voltar a trabalhar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valha-me Deus, o eterno embate entre a paranóia do romantismo e a histeria do realismo... Ó, segue link para um clipe bem bacana da Olivia Ruiz (que eu tentei postar, mas deu merda já que o povo do Dailymotion é muito chato) sobre tal embate, Non Dits, é meio azedo, mas é interessante!

Anônimo disse...

Acho q "Renato" já é um nome romântico... :)