sábado, agosto 18, 2007

São José dos Campos, ano III

Um forasteiro com dois anos de casa

No dia 17 de agosto de 2005 mudei-me para São José dos Campos para trabalhar na Cebrace. É incrivelmente estranho pensar que vivo numa cidade há dois anos e que ainda não a considero minha. Tenho uma relação de oposto com SJC, hora a amo, hora a odeio, com grandes períodos de indiferença.

Acho incrível a dialética entre cidade moderna x cidade operária. Adoro o banhado, o entorno, o pôr-do-sol, os parques, a Rua 7 de setembro, Santana, o Rio Paraíba, o Taco Loco e o Petroni. Realmente, talvez o Taco Loco seja o lugar que eu me sinta melhor em São José dos Campos depois do meu apartamento. Tenho uma intolerância crescente com a Avenida Andrômeda, o Aquários e tudo que eles representam, o elitismo pobre, cafona, caipira, uma massa reacionária, sua gente e seus automóveis, suas baladas que bombam quando são universitárias e tocam pop-rock nacional.

Estes dois anos de São José foram determinantes para explicar minha total má vontade com Jota Quest e bandas do tal pop-rock nacional!

Por outro lado, caminhar no banhado, pelo centro, traz São José dos Campos de volta ao mundo das cidades, com gente de tudo quanto é jeito, uma contradição, lojas ricas, lojas pobres. Dá até pra tomar uma cerveja caminhando por lá! Acho uma experiência incrível ir à cidade em dia de sábado. São José dos Campos tem um biblioteca linda que a juventude dourada joseense (dourada para os padrões joseenses, proletária para os padrões campineiros) nunca vai ver!

Estou transferindo meu título de eleitor pra cá, quero fazer parte um pouco mais desta cidade.

Existe maioria ou minoria silenciosa

Acho engraçado acompanhar a repercussão do Cansei pela internet. Existe uma má vontade tremenda com este movimento e até entendo as causas. Pela primeira vez na história deste país pessoas que nunca reclamaram de nada estão reclamando de alguma coisa. Pode até ser que neste ponto o Lula seja original, afinal representantes da famigerada elite, que ninguém sabe o que é, foram para as ruas e se cansaram de algumas coisas muito difusas, motivadas pela inoperância do governo em relação à crise aérea (onze meses entre duas tragédias e total inoperância do ministro Waldir Pires que era mantido no cargo por considerações pessoais ou por não ter quem pôr no seu lugar). Reclamar da crise aérea já é por si só um ato de elite, mas reverberado pela televisão, deu um ar de que o país estava parado.

Todos os artigos que leio nos jornais, indicam que são poucas estas pessoas, não reuniram nem 3000 pessoas no seu ato principal na praça da Sé. Tive a oportunidade de ver uma manifestação do Cansei na Paulista e realmente foi desolador de pelas poucas pessoas. No entanto, todo mundo com quem eu convivo (tirando meus amigos paulistanos) está completamente de acordo com o movimento, e são até mais radicais; para mim, apresentam uma intolerância completa com o presidente Lula e o PT. Aí reside minha dúvida, não somos lá um povo do protesto, somos o povo da boquinha, que se contenta com a bolsa-família, com a fraude no imposto de renda, com furar a fila. Será que estas poucas pessoas que se cansaram não representam uma grande massa de pessoas? Será que isso tudo não vai aumentar um conflito rico x pobre, norte x sul, que tanto o movimento sugere, como o presidente estimula?

Não tenho admiração nenhuma pelo movimento, falta-lhe foco. No entanto, cada país tem o Chavez que merece e a Fedecamaras que merece também. Oxalá os nossos não se radicalizem. Não acho que podemos virar Venezuela, mas existem tão poucos políticos nossos voltados que defenderiam nossa jovem democracia... (exceto o FHC, e aí você podem me criticar, mas eu acredito nisso sim!)

Surrealidade de sábado de manhã

Manchete no UOL

“Fiéis fazem "dança do siri" para evitar imagens de casal da Renascer”

Imagine a cena, um monte de evangélicos, à la bispa Sônia, fazendo a dança do siri, somente para a Rede Globo não os filmarem. Lembrei-me dos crentes do Borat!

2 comentários:

Fê Guimarães disse...

Vamos por partes:

- Ficou muito legal o novo lay do blog!

- Pela primeira vez, concordo na íntegra com seus comentários sobre São José. Você pode ainda não considerá-la sua, mas já está criando intimidade...rs!

_ A biblioteca é mesmo um lugar incrível! Fiz minha primeira carteirinha quando tinha 13 anos e já houve épocas em que passava horas enfurnado lá dentro. Azar da "juventude dourada" joseense...

- Vai transferir seu título? Xiii! Prevejo bate-papos políticos acalorados entre nós em 2008...rs!

- Sou um dos que vêem o "Cansei" com má-vontade. Ou melhor, com muita má-vontade. Fico puto mesmo da elite só se mexer quando apertam os sapatos deles. Enquanto é só o povão que tá se ferrando, eles ficam bem quietinhos no canto deles, só usufruindo do bem-bom!

Êpa! Nem precisou chegar em 2008! Hahaha!!!

Abração, Rê!

Mada disse...

Olá Renato,

Achei seu blog porque estava procurando gente que escreve em São José dos Campos. Eu estou me mudando pra esta cidade em 3 semanas, e adorei ler justamente tuas idéias sobre a cidade. Também me senti assim em São Paulo. Foi um prazer te ler. Bjos, Carolina