domingo, maio 03, 2009

Virada Cultural 2009

Geraldo Azevedo

Fui num show de um cantor que para mim era desconhecido e saí de lá com muita vontade de escutar tudo que ele já fez. O show foi fantástico, uma platéia que aproveitou cada instante, todo mundo escutando, cantando. A letras das músicas muito simples, mas muito precisas. Para mim foi o grande acontecimento

Escoamento em meios porosos

Parece nerd este tópico, mas não parava de pensar nisso. Acho que dá para fazer um modelinho matemático para verificar o comportamento das pessoas na multidão. É incrível como se vê os fluxos preferenciais que vão se formando, o fenômeno da capilaridade. No final dos shows, acontecia quase como a fluidificação da areia, a multidão se tornava uma areia movediça, você afundava nela.

Lógico que existem sempre os sem noção que não seguiam nem os fluxos preferenciais nem toda a lógica humana que acaba sendo afetada pelo excesso de vinho barato do local, mas considerando que ser ou não ser sem noção é uma questão de estatística, esse modelinho pode até ser feito considerando esta variável!

(tópico idiota, mas eu pensei nisso em vários momentos!)

Não poderia ser em outra data?

Dois motivos para se mexer na data da virada: a interrupção do tráfego de trens do metrô sob a República e o Dia do Trabalho.

A interrupção do tráfego causou um caos no sábado que eles reviram no domingo. Sem contar que ao acionar os ônibus da Sptrans para fazer o trajeto Santa Cecília – Anhangabaú, esqueceram de combinar com a CET. Demorei 40 minutos para ir de Santa Cecília ao Anhangabaú no sábado às 6 da tarde.

Quanto ao Dia do Trabalho, acho misturou as duas festas perdendo o simbólico de ambas, parecia que a cidade estava em festa nos três dias, no primeiro, graças às centrais sindicais, nos outros dois pela virada.

Shows Bregas

Interessante porem um palco só para shows bregas, afinal a virada tem que atingir a todos.

No fim, descobre-se verdadeiramente porque são populares: as letras fáceis faziam com que a gente aprendesse a música durante a própria música. E no final, todo mundo sabia pelo menos o refrão. O show do Wando foi engraçadíssimo, principalmente com a questão das calcinhas voando e das baixarias que ele falo, mas infelizmente ele não tem repertório pra tocar uma hora toda não. O do Reginaldo Rossi foi muito chato, ele mais falou do que cantou, acabei saindo no meio.

Zeca Baleiro

Bem, esse é um show que ainda vou pagar pra ver, escutar com mais atenção, curtir mais o show. Foi ótimo, num horário melhor ainda.

2 comentários:

Priscila disse...

vc encarou Reginaldo Rossi E Wando ?

Renato disse...

Claro!

Olha, eu realmente acho que esses shows que dão a graça da virada. Ele estava concorrendo com o Marcelo Camelo. Acho que todo mundo que odeia o Marcelo Camelo e odeia as pessoas que gostam do Marcelo Camelo estava no show do Wando. Por isso, só tinha gente legal!...rs

Agora a parte das calcinhas e as baixarias que ele fala, é muito engraçado!