sexta-feira, julho 03, 2009

São Paulo e o Senado

Tenho um pouco de vergonha da representação de São Paulo no Senado Federal, não que seja revanchista, afinal somente um dos três teve meu voto: Eduardo Suplicy, nos demais, só houve lamento sobre o Estado mais importante da nação ter escolhido tão mal seus representantes justamente na Casa da Federação.

Pois bem, os outros dois senadores dos quais me envergonho: Aloísio Mercadante e Romeu Tuma terão que defender a banca nas próximas eleições e aí é um caso claro de começar um movimento no Estado para melhorar nossa representação.

A questão de Romeu Tuma é uma questão que não me incomoda tanto, ele sempre foi eleito como resultado de uma combinação de fatores políticos quase astrológicos que lhe garantiram duas eleições fáceis. Não lhe tiro os méritos, mas não acho que ele foi eleito e sim que os outros o elegeram.

No entanto, a questão Aloísio Mercadante me dói. Ele é uma tragédia na tribuna. Assim como Ideli Salvatti, é um senador que simplesmente não sabe se comportar. Não tem respeito com a casa para qual foi eleito e no momento de todas as crises do Senado, sempre esteve do lado contrário da ética e da opinião pública. Votou a favor de Renan Calheiros no seu processo de cassação e ontem foi a tribuna do Senado num discurso em defesa de Sarney buscando a governabilidade.

Senhor Senador, se a governabilidade depende da desmoralização do Senado, logo isso torna claro o projeto quase absolutista do PT no governo. Afinal, se o governo só consegue governabilidade na desordem do congresso e quando sempre há uma participação do Executivo na crise, este Executivo quer acabar com a divisão dos poderes. Lembremos: a crise do mensalão na Câmara e a imposição da eleição de Sarney, partiram do Executivo!

Claro que haverá governabilidade na era pós-Sarney. A oposição não é idiota o suficiente para paralisar o país, desde que o governo tenha o mínimo de respeito com o Congresso. O que é insustentável é a atual situação, onde acho que é dever da oposição se pôr em obstrução, e que o governo busque sua maioria silenciosa e bem paga com seus cargos.

Tomara que em 2010 nos lembremos da triste atuação destes 7 anos de mandato do Senador Mercadante!

Nenhum comentário: