terça-feira, janeiro 05, 2010

Choque Geracional

Estou copiando a reportagem da revista Cláudia de janeiro/10 - pag. 69. Falei tanto já sobre esse assunto que achei interessante esse assunto ser tratado de uma maneira mais séria.


Pais que competem com os filhos
O culto à juventude, favorecido pelos avanços da medicina e da estética, pode ser o estopim de uma crise nos papéis geracionais. Quem alerta é Hélio Deliberador, coordenador do curso de psicologia da PUC-SP. "É o fenômeno recente que tem feito filhos, pais e até avós compartilharem os mesmos programas e interesses afetivos, às vezes até concorrendo. Ainda não dá para medir as consequências disso, mas pode ser fonte de sofrimento para o jovem", diz ele. Retraimento e maturidade precoce são sinais de que o filho está precisando de espaços que os pais não invadam. O adolescente não espera da família um comportamento juvenil, e sim orientação sobre como se relacionar bem com o mundo adulto.
Neste caso, além de não sabermos o que pode acontecer cabe a pergunta: como conseguiu-se infantilizar os adultos?
Fico pensando que se não fosse essa coisa tão traumática e criadora que é o choque de geração, eu não teria um dos livros que mais gostei: Gracias por el fuego.

2 comentários:

Caio Lafayette disse...

Na realidade, creio que não são os adultos que se infantilizaram, mas sim o jovens que cada vez mais 'envelheceram'. Isso pode se dever a cobranças da sociedade, fácil acesso às informações e, até mesmo, ganância dos mais velhos, que desde cedo colocam os filhos na escola, inglês, natação, aula de violão e etc., não sobrando mais tempo para se empinar pipa, 'bater figurinhas' e coisas do tipo

Renato disse...

Ah Caio, não acho...

Existe uma valorização do pai-amigo que está ocupando o lugar do pai-pai, e isso é que me preocupa, já que essa função tem lá sua importância na formação da identidade.

Talvez esse envelhecimento que você cita, não é o pai buscando diminuir essa diferença entre gerações? Talvez não seja a criança buscando uma solução adulta para criar esse distanciamento necessário?