quinta-feira, janeiro 07, 2010

A Primeira Noite de um Homem

Não sou um crítico de cinema, definitivamente; não entendo nada de montagem, iluminação, continuidade, roteiro. Sou apenas capaz de tentar analisar o que o filme causa em mim e tentar compará-lo a outros que vi. Muitas vezes acho que assisto um monte de filmes para ter um cardápio de metáforas maior para expressar coisas que tenho vontade de dizer e outras que nem sei se tenho vontade de dizer, mas que talvez devam ser ditas; não sou nem crítico de cinema nem baseio minha vida em filmes.

Segundo um horóscopo que li, neste 2010 estarei sobre uma conjunção astral fantástica, regida por Júpiter e por Vênus que sinaliza a concretização de sonhos e algumas mudanças, segundo o mesmo horóscopo para que eu tivesse idéia do que essa conjunção significa, deveria lembrar-me de como foi meu biênio 1998/1999, exatamente a época em que assisti “A Primeira Noite de um Homem” pela primeira vez.

Entre a primeira vez que vi o filme e a segunda, que acabou de acontecer, me contaram, e depois pude vivenciar, dois conceitos que ainda hoje me intrigam. O primeiro é que sexo, embora seja vendido como libertador, é um reprodutor de padrões, mesmo que ele acabe sendo a base da transgressão, já que é nesta arena que hoje se combatem os padrões. O segundo é que o que a gente leva dos nossos pais é como se relacionar como casal, mas que isso também não é imutável. Talvez por isso o famigerado choque geracional sempre tem a ver com uma mudança nas formas das relações e com o sexo.

Se o choque geracional faz crescer, e se para crescer é necessário superar alguns desafios psicológicos e incluir no nosso arcabouço psíquico muitos elementos como o sexo e a forma de se relacionar como casal, talvez o ato de crescer assemelhe-se com a conjunção astral e não seja único e sim algo que ocorre algumas vezes na vida. Talvez aí a euforia causada pelas duas vezes que vi o filme.

Convenhamos, os cortes e as seqüências que dão o tom da passagem de tempo são fantásticos e a trilha sonora do Paul Simon é ótima, mas não há como não ficar pasmo frente à tomada da consciência do personagem principal, que passa da adolescência para juventude e depois para a vida adulta resgatando valores da primeira e recuperando experiências da segunda para viver uma terceira de maneira plena, no seu self.

Preocupa-me saber que alguém não se sinta eufórico ao ver este filme, talvez um homem mais que uma mulher, já que no fim se trata do desenvolvimento do homem. Mas sentir o filme é uma experiência única, mesmo que você o veja duas vezes. Comprei o filme e acho que esperarei uns dez anos para vê-lo novamente.

Nenhum comentário: