domingo, janeiro 10, 2010

Vida Peregrina

Dia de nostalgia. Como foi bom reler meu blog. Escrevo aqui desde o final de 2006, completando três anos e alguns meses de postagens constantes. Foi um olhar para trás para se preparar para caminhar mais uns bons anos.

Uma das coisas mais curiosas que percebi foi que não deixei um Dia Internacional das Mulheres e um Dia do Trabalho passar em branco. Nos três anos escrevi sobre estas duas datas que acho importantíssimas. Nos três anos escrevi sobre a igualdade de gênero e sobre a beleza da feminilidade. Foi uma constante também a discussão do capital versus o trabalho e da busca do trabalho como fonte de realização pessoal.

Achei inacreditável o quanto reclamava antigamente do trabalho via blog e como isso mudou bastante, não que eu ainda não tenha meus problemas com ele, mas encontrei outros meios e passei a encarar o trabalho de outras formas, ou tirar dele muitas obrigações. Ainda não está tão leve como deve ser, mas caminhou muito.

O Catolicismo apareceu em todos os períodos, como dúvida, como certeza, como fonte e culminou no Crisma de dezembro de 2009, talvez como um processo de retomada de influencias passadas que foram trabalhadas e resolvidas.

Reler o blog deu uma sensação tão gostosa de reviver momentos fantásticos como minha primeira visita ao Rio de Janeiro, a primeira vez que fui ao Ritz, meu primeiro Truffaut, a febre de Maria Antonieta causada pelo filme; foi ótimo sentir as mesmas sensações e principalmente pensar no porque elas foram tão marcantes. Para quem se considerava inconstante, foi bom constatar que minhas paixões são constantes, às vezes elas saem de cena, mas sempre voltam e estas idas e vindas foram bem registradas. No entanto Buenos Aires foi constante, passou por todos os anos como a minha maior ilusão, meu sonho feliz de cidade.

Como vi filmes e li livros! Como revi filmes e reli livros! Sempre achando coisas diferentes, criando ídolos e ondas, que vinham, voltavam e modificaram muito minha linguagem. Quanta vírgula deixei de usar, quanto erro de português encontrei!

No blog está o começo de alguns amores, o fim de outros, as diferenças marcantes e como me modifiquei com tudo isso chegando à discrição de diminuir a freqüência destas citações para viver um amor maduro, sem as dúvidas e oscilações presentes em todos os outros.

Ali no blog esteve toda a vontade de pertencer a um grupo e todo a percepção da inutilidade desta tentativa, e principalmente a felicidade de libertar-me de qualquer amarra que um grupo poderia me trazer, amarras implícitas em comentários nem sempre muito agradáveis, fogo amigo que foi muito mais fogo que amigo e que hoje nem é fogo nem amigo.

Politicamente me tornei muito mais liberal, mas muito coerente. Dentro de todas as contradições possíveis, meus princípios atravessaram três anos muito bem preservados e me orgulhei disso. Paulista, engenheiro, católico, liberal e intuitivo. Acho que caminhei para rótulos de uma maneira bem refletida, bem discutida.

Passaram três anos e as circunstâncias mudaram e eu também, continuo sendo produto delas, elas me moldam, me carregam; fantástico constatar que o núcleo passou incólume e as circunstâncias também foram produtos de mim.

4 comentários:

Priscila disse...

É gostoso reler as coisas, não ??
Os meus erros de português estão cada vez piores. Mas me diz aí, vc tem um post sobre sua (nossa) primeira visita ao Rio ?? Cadê ?

Renato disse...

Ih Pri, vou mudar a redação, vou pôr minha primeira visita ao Leblon!

Da nossa visita ao Rio, em 2000, só restaram fotos à maneira antiga e anotação em diário. Para não falar que não tenho nada eletrônico da nossa viagem, eu tenho a planilha de quanto custou a viagem..hehe

http://renato-circunstancias.blogspot.com/2007/09/via-dutra.html

Minha primeira viagem à Noruega vai ter post!

Um beijo

Priscila disse...

Cara, como era possível viajar sem máquina digital ?! Mas nada como um bom suspense pra compensar, na hora da revelação !

Caio Lafayette disse...

A memória de blogs, fotologs e qlqr coisa do tipo é maravilhosa...Há algum tempo encontrei uma pagina minha, quando era bem menino, e foi um momento inexplicavelmente 'nostálgico'. E pude perceber o quanto as pessoas que nos cercam vão mudando com o tempo (exceto algumas especiais) e como nossos costumes vão se modificando. Legal!