domingo, janeiro 21, 2007

O Ilusionista

Sábado no cinema!

O Filme

Fazia muito tempo que não saia do cinema tão impressionado com um filme. Adoro filmes que tratam, ou que mostram, a tênue linha entre realidade e imaginação, e um filme de mágica não poderia ficar longe desta linha. O incrível é a total dúvida com que saí do filme, não sobre discussões sobre a realidade e a fantasia como em Vanilla Sky, Matrix ou Clube da Luta, mas sobre o que é real ou não no filme.

Coloquei fantasia ao invés de ilusão porque me lembrei de uma aula onde se falou que a fantasia está intimamente ligada com a visão, e o filme realça a visão, pena que meu inglês é péssimo e me torna dependente das legendas e não podia simplesmente ficar olhando. O filme prende, houve momentos que abstraí completamente para ficar olhando o ilusionista.

Achei o filme equilibrado, ficção, um quebra-cabeça fantástico, uma história de amor romântico, um ator bom, seqüências intrigantes.

Se as impressões do inspetor de polícia estiverem certas, temos um Romeu e Julieta que deu certo, ou não, na verdade não há certeza alguma da história.

Fiquei com uma idéia que a visão é o sentido mais fácil de ser enganado, não é a toa que todas as palavras da dúvida tem a ver com a visão, impressão, fantasia, ilusão.

Gostei do filme!

O Programa

Todos os trailers que vi me fizeram querer voltar ao cinema, acho que estava inspirado a ir ao cinema hoje.

O primeiro foi Antonia (que vontade de por um acento circunflexo!). Não assisti na tv e estou muito a fim de ver.

Mas o que me intrigou nos trailers foi The Last Kiss, pelo que dizia no trailer é igual a um filme italiano que assisti, L’ultimo baccio. Acredito que seja a mesma história. Quando vi este filme adiantei minha crise dos 30 anos em 5 anos, o filme italiano tem um charme, uma sutileza, espero que o americano também o tenha.

Agora convenhamos, escutar as pessoas comendo o tempo todo no cinema é péssimo! E como comem!

Coca Light

Hoje foi o dia da minha primeira coca light, mas um passo na minha luta para chegar aos 30 anos bonitão e estável financeiramente. Depois de correr no Parque Santos Dumont, quando fui pedir o refrigerante, não titubeei. Como é ruim! Ainda sinto o gosto do adoçante na minha boca. Será que é costume??

2 comentários:

Anônimo disse...

Queridão, eu vi "O Ilusionista" e achei bacaninho. Aquele final foi totalmente previsível. É ótimo ver Edward Norton em ação, mas o prazer do filme foi ver Paul Giamatti. Incrível! Soberbo!

A minha dica pra ti vai em "Babel", já apareceu por aí? Simplesmente genial! Maravilhoso de se ver... Chega a ser tão bom quanto "Amores Brutos".Alejandro é um grande diretor

Abração

Mauricio disse...

Eu nem sei mais qual o gosto da coca normal... Demorou até demais pra vc começar a beber coca light! Acredite, nunca mais vc vai voltar à antiga...

Duas coisas: a) Antônia tem acento, preste atenção no logotipo do filme! ; b) The Last Kiss é exatamente uma refilmagem do filme italiano...