terça-feira, dezembro 29, 2009

5+ - 2009

Sempre que escrevo isso no fim de ano chego a duas conclusões:

1a. Fazer lista é mais um exercício de memória que de gosto;
2a. Eu sempre vejo as coisas defasadas, sou um atrasado.

5+ - Filmes:

  1. Amantes: Assisti 3 vezes no cinema e adorei as 3. O filme é meio sombrio, o tema é tabu, mas acho tão bem retratado, tão verdadeiro e tão honesto nos seus defeitos que talvez seja o filme que mais marcou este ano para mim.
  2. É proibido fumar: Estava na dúvida da posição, mas como é brasileiro ganhou um ponto (hehe). Na verdade é uma resposta a minha frustração de não me sentir representado em filmes nacionais. Gostei do filme exatamente porque todos os personagens ali podem ser meus conhecidos e seu drama é factível. Glória Pires está ótima e o Paulo Miklos mais ainda, filme que funciona.
  3. Bastardos Inglórios: Não gosto do Tarantino, da "estética da violência" (soou conceitual...hehe), mas o filme é interessante, gostei da liberdade de mexer com a história, meio dessacralizando-a. Até no insulto bobo e caricato ao nazismo ele foi bem humorado. Interessante brincar com a história.
  4. 500 dias com ela: Entrei no cinema achando que veria um filme bobinho e achei um filme bem mais complexo. Talvez ao brincar com o esse mito que nos persegue, esse romantismo que se renova a cada dia, ele nos ponha na defensiva e no fim o restaura de uma maneira não exagerada.
  5. Aconteceu em Woodstock: Filme bonito, interessante, história bem contada e por ter gostado de um filme do Ang Lee, merece ser citado.
  • Simplesmente Alice: Assisti com mais de 10 anos de atraso, mas gostei muito do filme, achei extremamente perspicaz, vou ser categórico: foi o melhor filme do Woody Allen.
5+ Músicas:

Está relacionado com os shows que fui...

  1. Bellisimo così: Foi a música mais ouvida por mim em 2009. Começou como obrigação para me preparar para o show da Laura Pausini, e quando vi, estava escutando mais do que deveria.
  2. Desormais: Está aqui só para constar que fui no show do Charles Aznavour, acho que 2009 foi o ano que menos ouvi Charles Aznavour, mas foi o ano que fui vê-lo, e talvez isso represente um fim de uma época.
  3. Viagem: Comprei um cd da Vanessa da Mata nas Americana e fiquei fã e ele ainda virou trilha sonora! Mas essa música é realmente interessante, desde que comprei, encano em uma música, mas nessa encanei por mais tempo.
  4. Prima che esci: Mais uma da Laura Pausini, pena que não cantou no show.
  5. Poker Face: Momento divertido ao som de Lady Gaga.

5+ Livros.

Eu não tenho memória!

  1. Poemas completos de Alberto Caeiro: comecei a gostar de poesia no ano passado e esse ano foi o livro que mais gostei, que mais carreguei depois de ter lido, e que vez em quando ainda releio. (não sou crítico, não sei comentar).
  2. Golpe de Ar - Romance jovem, achei interessante por ser exatamente jovem, acho que precisava ler coisas mais joviais e achei um escritor que quando lançar mais um livro, vou querer ler. Gostei da forma que escreve e achei a história, embora simples, muito bem contada.
  3. O livro do Riso e do Esquecimento - Como é gostoso ler um bom contador de história, que consegue alinhavar vários pensamentos ao longo de contos e que por meio de metáforas bem construídas consegue universalizar um tempo e um espaço bem definido. No começo do ano entrei numa ondinha Milan Kundera por causa deste livro.
  4. Cordilheira - A mesma coisa do 2o., só que um pouco mais clichê.
  5. Cartas de Caio Fernando Abreu: É meio voyeur ler cartas dos outros, mas as cartas de Caio F. eram tão divertidas, inspiradas, adorei lê-las e comecei até a escrever mais cartas. Daria este livro para o Gabriel Chalita e para o Padre Fábio!

2 comentários:

Caio Lafayette disse...

Gostei da brincadeira dos 5 mais em 2009. Como o blog não é meu, mas quero compartilhar, vou falar 1 mais de 2009:


1 Filme: FOI APENAS UM SONHO
Cara, a Kate Winslet dá um show de atuação (como quase sempre). Me fez pegar ódio da personagem, mesmo nem sendo esse o objetivo do filme. Romance americano, com traições rotinas e tudo como já de costume. Mas a atuação dela é realmente esplendorosa.

1 Música: À PROCURA DA BATIDA PERFEITA (Marcelo D2) - a música em questão não foi lançada e nem veiculada nas rádios em 2009, mas teve uma importância única e particular para mim. A mensagem, q por muitos pode ser entendida de forma simples, pra mim teve uma relevância a ponto de me guiar durante o ano que se passou. "..eu vou pro samba, à procura da batida perfeita.."

1 Livro: ARAFAT
Confesso que li pouquíssimos livros este ano. Talvez uma folga merecida a quem, no ano de 2008, tanto leu e incentivou a leitura por meio do grupo Amigos da Leitura, em Ferraz de Vasconcelos. O livro Arafat destaca-se pura e simplesmente por um motivo - o confronto Israel x Palestina é um tema que me prende muito.


Grande abraço

Renato disse...

Fala Caio,

Sabe que eu até pensei em "Foi Apenas um Sonho", mas como eu vi no DVD quis priorizar o que vi no cinema, mas é um puta filme. Apesar que eu fiquei numa bad tremenda depois que vi!

A música eu não conheço e o livro deve ser bom, embora por mais que eu tente ser neutro, eu sempre acabo sendo pró-Israel, acho que o acesso a visão dos judeus é tão mais fácil que a gente acaba sendo imparcial sem querer!